Apresentação

O Café com Agroecologia surgiu de modo espontâneo, na tentativa de formalizar os diálogos que ocorriam em diversos espaços, dos formais aos mais informais, de modo especial entre os pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA) da UFV. Assim, foi implementado este projeto de extensão, sobretudo com a iniciativa de egressos, discentes e docentes, sem restringir a participação na organização de outros colaboradores e interessados. A Pós-Graduação em Agroecologia abraçou a iniciativa e formalizou o registro, com o livre acesso ao público, buscando construir uma atmosfera agradável e problematizadora para assuntos inter e transdisciplinares, com a divulgação e valorização da Agroecologia.

O Projeto

Este projeto possui registro no RAEX – Registro de Atividades de Extensão (nº PRJ-272/2015) da UFV. O primeiro passo formal foi dado em dezembro de 2014, após um encontro para o (com)partilhamento de propostas e o planejamento das atividades do primeiro ano. O evento inicial aberto ao público ocorreu em janeiro de 2015 e se mantém numerado em sequência, por meio de temáticas mensais, que normalmente ocorrem na última quinta-feira do mês. O Café com Agroecologia tem construído um planejamento anual, com um universo amplo de temáticas pré-estabelecidas, que podem mudar ao longo do ano. Contempla assuntos que envolvem diversas áreas do saber, incluindo aqueles provenientes dos conhecimentos de agricultores, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, mulheres, jovens, idosos, dentre outros. Os temas trazidos aos diálogos são diversos e o público é bastante heterogêneo…

A dinâmica dos encontros

Os encontros são iniciados com a fala do convidado/palestrante sobre o tema a ser abordado, por cerca de 30 a 40 minutos. Em seguida, são promovidos posicionamentos e questionamentos que, comumente, são direcionados pelos participantes ao facilitador. Em meio a dinâmica ocorre a degustação de alimentos e bebidas diversas, provenientes da agricultura familiar, o que permitiu maior aproximação dos organizadores com agricultores familiares do município de Viçosa, MG. Em seguida, houve a construção do Quintal solidário (uma feira baseada em produtos de agricultores familiares) pela Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV), que facilitou a aquisição de alimentos e ampliou a valorização de produtos locais, bem como iniciativas para o consumo consciente. A dinâmica dos diálogos permite, não apenas que os participantes ouçam as experiências dos convidados/palestrantes, mas, também, que sejam atores no processo de debate e troca de experiências. O objetivo central dos encontros e discussões consistem em compartilhar diversas experiências, a partir de temas propostos para cada encontro.

A roda de conversa

50º Café com Agroecologia – 28/02/2019. Rompimento de Barragens de Rejeitos e seus Impactos na Vida e na Produção Agrícola das Famílias Atingidas.

A roda de conversa possui formato circular, de modo a facilitar e incentivar a dinâmica das conversas de forma mais participativa, com plena liberdade de falar e ouvir a fala do outro, concordar e discordar. Por isso, ao longo do tempo o Café com Agroecologia adotou um instrumento metodológico participativo, que favorece a construção coletiva do saber, da reflexão e do diálogo formal e informal, bem como tem buscando equilibrar a seriedade dos temas com humor, com razão e emoção e, que tem triunfado na trindade entre a arte, ciência e filosofia, bem como entre o ensino, pesquisa e extensão. O planejamento e organização dos eventos e os diálogos em si, ocorrem numa perspectiva horizontal, sem hierarquização dos saberes, com respeito mútuo, características fundamentais na socialização das experiências e na construção do pluralismo de ideias. Em razão de ser um ambiente diverso e plural, os encontros são únicos e ricos culturalmente, com articulações nos conhecimentos empíricos, científicos e populares com foco na Agroecologia. Portanto, o Café com Agroecologia se configurou como um espaço de destaque na articulação e no compartilhamento do conhecimento Agroecológico científico e popular.

A dinâmica dos encontros na Pandemia

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, SARS-CoV2, o projeto “Café com Agroecologia” sofreu um processo de adaptação na forma de discussão dos temas multidisciplinares. Este processo foi iniciado em junho de 2020, onde os encontros passaram a serem realizados de forma online sendo realizadas lives via rede social, Instagram. No formato online os encontros são realizados por intermédio de lives pelo Instagram do Café com Agroecologia, onde tem a presença de um mediador que é um representante da comissão coordenadora do projeto e um facilitador que é convidado pelos membros. As lives tem duração média de 50 minutos. Durante este tempo o mediador inicia sua fala apresentando o facilitador que irá apresentar um tema proposto e gerar discussão sobre o mesmo. A interação entre facilitador e participantes da live é realizada por meio do chat da rede social, onde os participantes que estão presentes ao vivo podem realizar suas perguntas/questionamentos. Neste formato, as lives são salvas e ficam disponíveis para serem visualizadas a qualquer momento, possibilitando que os interessados assistam em outro posteriormente.

As temáticas

As temáticas conversadas nos encontros são diversas, entre elas: inovação social, educação do campo e popular, políticas públicas, movimentos sociais, agricultura orgânica e agroecológica, etnobotânica, agrobiodiversidade, manejo de agroecossistema e solos, homeopatia, promoção da saúde, plantas medicinais, microbiologia e microrganismos, produção e consumo de alimentos, transgênicos, agrotóxicos, extensão universitária, práticas culinárias, Segurança Alimentar e Nutricional, Programa Nacional de Alimentação Escolar e agricultura moçambicana

A transdisciplinaridade

A transdisciplinaridade pode ser entendida como a convergência de temáticas que se conectam entre si, em um ou vários momentos, permitindo uma compressão sob múltiplas dimensões. Esta obra é resultante do exercício pleno da Agroecologia, trazendo diálogos transdisciplinares numa roda de conversa composta por agricultores, estudantes, mestres, doutores e pessoas interessadas na interação, e no ‘cafezinho’.

..

A convergência de ideais solidários promove ações transformadoras, direcionando o olhar para os povos mais necessitados, promovendo a re-ligação do homem com a natureza. Assim, ações como a roda de conversa promove a construção coletiva, formando pessoas mais ligadas com o próximo, entendendo que a Terra é pequena e única. Com essas iniciativas entendemos que os ecossistemas devem funcionar na sua plenitude para que todos, sem exceção, possam realizar seus sonhos e alcançar qualidade de vida (Eduardo de Sá Mendonça, 2021).

Realização

Programa de Pós-graduação em Agroecologia

Nossas Redes Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/CafecomAgroecologiaUFV

Instagram: https://www.instagram.com/cafecomagroecologia/

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCFjYpLu470pZhgzI-HDIRvg

Fotos dos eventos ocorridoshttps://drive.google.com/drive/

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados