Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UFV teve início no II semestre de 2011, agregando competências e corpo docente dos Departamentos de Solos, Agronomia (antiga Fitotecnia), Nutrição e Saúde e Zootecnia. Como um programa interdepartamental estabeleceu marcante contraponto, em nível de pós-graduação, à excessiva compartimentalização do conhecimento acadêmico. O histórico de atividades ligadas a Agroecologia na UFV nos referidos departamentos remonta pelo menos desde o ano de 1987; a partir de parcerias com entidades da sociedade civil (ONGS, cooperativas e sindicatos) e instituições públicas de pesquisa e assistência técnica.

Contudo, existem dificuldades institucionais e metodológicas em termos de construção e permanência de espaços interdisciplinares. Não havia no contexto do PPG-Agroecologia, espaço periódico, com força reflexiva e/ou pedagógica, objetivando promover, integrar e valorizar os saberes acadêmicos e não acadêmicos, em espaço agradável, multicultural, com estímulo a produção e consumo de alimentos saudáveis e socioambientalmente mais sustentáveis e justos. Diante dessa carência, com a intenção de ampliar, formalizar e institucionalizar discussões e questionamentos entre estudantes e professores do PPG-Agroecologia, profissionais, agricultores, consumidores e demais interessados, sobretudo, em momentos de descontração e confraternização, foi idealizado o “Café com Agroecologia”, em janeiro de 2015.

O “Café com Agroecologia” busca integrar, inspirar e motivar grupos e pessoas, na soma de esforços direcionados a construção da Agroecologia em seus diferentes significados, contribuindo como espaço catalisador de atividades de ensino, pesquisa e extensão com base nos princípios da Agroecologia.

Torna-se importante ressaltar a necessidade de organizar espaços para conversas mais simples e informais sobre temas relevantes para a sociedade. Com esta perspectiva surgiu os “Cafés Filosóficos”, inicialmente em 1992, na histórica Praça da Bastilha de Paris na França (PAULA & LARA, 2014) e, posteriormente, os “Cafés Científicos”, em 1998 na cidade de Leeds na Inglaterra (GRAN, 2014), ambas as propostas se espalharam por várias cidades e países. O projeto “Café com Agroecologia” surgiu inspirado nestas atividades de extensão e/ou popularização da ciência, tais como:

a) Café Científico Salvador, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Universidade Federal da Bahia – UFBA, e Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS) em parceria com a LDM – Livraria Multicampi, ocorre mensalmente desde setembro de 2006 (CAFÉ CIENTÍFICO SSA, 2016);

Link do site: http://cafecientificossa.blogspot.com/

b) Café Filosófico, um projeto de extensão apoiado pela UFV, organizado por professores e estudantes do Departamento de Ciências Sociais para a construção de debates abertos aos agentes de dentro e fora da UFV (CAFÉ FILOSÓFICO, 2016).

Link do site: https://institutocpfl.org.br/cafe-filo

c) Seminários Novos e Velhos Saberes, que ocorrem há mais de 13 anos no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, do qual participam os programas de pós-graduação em Diversidade Animal, Ecologia e Biomonitoramento, Genética e Biodiversidade e o mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental (NOVOS E VELHOS SABERES, 2016).

Link do site: Link do site: http://www.agenda.ufba.br/?tribe_events=seminarios-novos-e-velhos-saberes-3

O “Café com Agroecologia” tem contribuído para a divulgação e maior entendimento da Agroecologia. Nos encontros há heterogeneidade de formação dos participantes e o construto, teórico e metodológico, inclui pensamentos científicos, atividades práticas e ações sociais que possibilitam a inspiração de outros grupos e pessoas. O “Café com Agroecologia-UFV” colaborou para a construção do “Café com Agroecologia” da Universidade Federal de Alagoas – UFAL (ASCOM UFAL, 2016) e motivou a organização do Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola (NEMA) do Departamento de Microbiologia da UFV, iniciativas de estudantes de graduação e, ou pós-graduação desenvolvidas com a perspectiva de integração de pessoas, divulgação de soma para ações de ensino, pesquisa e extensão.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados