2022

81° Café com Agroecologia – 03/03/2022

“Politicas Públicas para a Agricultura Familiar no Brasil”

Convidados:

Como facilitador Adriano Fontes Cunha, agricultor familiar, Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Ervália, Médico Veterinário pela Univiçosa, Técnico Agrícola pelo IFET e pós-graduando em Agricultura pelo Instituto Ibra. Com a mediação de Camila Olídia, Cientista Social pela UFV e Mestranda em Agroecologia pela UFV.

Link da live: https://www.instagram.com/p/CaqJyMno5N5/

82° Café com Agroecologia – 31/03/2022

“Coleta Seletiva e Agroecologia”

Convidados:

Como facilitadora Nádia Dutra de Souza, Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Coordenadora do Programa Interação (UFV), Mestra em Sociologia Rural (UFV), Geógrafa (UFF) e Pedagoga (IEGRS). Com a mediação de Jussiê Gonçalves, Engenheiro Agrônomo (UFRRJ) e Mestrando em Agroecologia pela UFV e Josiéle Botelho Rodrigues, Técnica ambiental (IFSUL/CaVG), Engenheira Agrônoma (UFPel) e Mestranda em Agroecologia pela UFV.

Link da live: https://www.instagram.com/p/CbyXFKEoB9w/

83º Café com Agroecologia – 28/04/2022

Certificação Orgânica Participativa: O Olhar da Assessoria Técnica

Convidadas:

Como facilitadora Maria Amália da Silva Marques, Engenheira Agrônoma (UFPB), Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE), Agricultora e sócia do Sistema Participativo de Garantia Rede Borborema de Agroecologia, Assessora Técnica em Sistema de Produção Agroecológico e Orgânico. Como facilitadora Maria Amália da Silva Marques, Engenheira Agrônoma (UFPB), Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE), Agricultora e sócia do Sistema Participativo de Garantia Rede Borborema de Agroecologia, Assessora Técnica em Sistema de Produção Agroecológico e Orgânico.

Link da live: https://www.instagram.com/p/Cc6Z5cXIKxd/

84º Café com Agroecologia – 26/05/2022

Chácara das Camélias: práticas e vivências agroecológicas

Convidados:

Como facilitadores Adalice Andrade Kosby, Administradora pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), empreendedora e produtora agroecológica; e Paulo Renato Garcia Kosby, Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e produtor agroecológico. Com a mediação de Josiéle Botelho Rodrigues, Técnica ambiental (IFSUL/CaVG), Engenheira Agrônoma (UFPel) e Mestranda em Agroecologia pela UFV; e de Marco Túlio Rodrigues Parreiras, Biológico (UEMG) e Mestrando em Agroecologia pela UFV.

Link da live: https://www.instagram.com/p/CeCfz0OIcrl/

85º Café com Agroecologia – 30/06/2022

Manejo na Agricultura Sintrópica

Convidados:

Como facilitadores Diego Sabbado Menezes, agricultor familiar, graduado em Filosofia (UFPel), Mestre em Educação Ambiental (FURG), professor da rede pública estadual; e Juliana Pereira Pino, agricultora familiar, graduada em História, Mestra em História (FURG) e professora da rede pública estadual. Com a mediação de Josiéle Botelho Rodrigues, Técnica ambiental (IFSUL/CaVG), Engenheira Agrônoma (UFPel) e Mestranda em Agroecologia pela UFV; e de Jussiê Gonçalves, Engenheiro Agrônomo (UFRRJ) e Mestrando em Agroecologia pela UFV.

Link da Live: https://www.instagram.com/p/Cfcr01ZIviQ/

86º Café com Agroecologia – 28/07/2022

Agroecologia e Turismo de Base Comunitária

Convidados

Como facilitadores Maria Celeste Lustosa, advogada, montanhista, observadora de aves, pertencente à Comissão para o Turismo da Reforma Agrária do Assentamento Dênis Gonçalves; e Werter Valentim de Moraes, doutor em Engenharia Florestal, articulador da Rede Mineira de Turismo de Base Comunitária e Vice-Presidente do Projeto Bagagem. Com a mediação de Ihédilla Silva, Ecóloga (UFPB), Licenciada em Ciências Biológicas (UNIASSELVI) e Mestranda em Agroecologia pela UFV.

Link da live: https://www.instagram.com/p/Cgkr3Ceo-sM/

87º Café Com Agroecologia – 25/08/2022

O papel da Agroecologia na transição para Sistemas Agroalimentares saudáveis e sustentáveis

Convidados

Como facilitadora a Profª. Marisa Alice Singulano Alves. Doutora em Sociologia pela UFMG. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (NUPEDES) da UFOP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) da UFRGS. Desenvolve pesquisas sobre Agricultura familiar, Agroecologia e Sistemas Agroalimentares. Com a mediação de Carla Farias, Nutricionista pela UFPA e Mestranda em Agroecologia pela UFV.

Link da live: https://www.instagram.com/p/Chsy5LAImmc/

88º Café com Agroecologia

Cafeicultura Orgânica: da implantação à comercialização

Convidados

Como facilitadora Waldenia de Melo Moura, pesquisadora da EPAMIG/Sudeste, em Viçosa (MG). Os mediadores da roda de conversa serão Carla Farias, nutricionista pela UFPA e mestranda em Agroecologia pela UFV; e Jussiê Gonçalves, engenheiro agrônomo pela UFRRJ e mestrando em Agroecologia pela UFV.

89º Café com Agroecologia

Impacto dos Agrotóxicos na Saúde

Convidados

Como convidada facilitadora receberemos Elizangela da Silva Miguel, Nutricionista (UFV), Mestra em Agroecologia (UFV), Doutoranda em Ciência da Nutrição (UFV) e ex-integrante da comissão organizadora do Café com Agroecologia. A mediação será por conta da dupla: Camila dos Santos, Agroecóloga e Técnica em Florestas (IF Sudeste-MG) e Mestranda em Agroecologia (UFV); e Marco Túlio Parreiras, Biólogo (UEMG) e Mestrando em Agroecologia (UFV).

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados